segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pesquisa avalia preconceito contra LGBTTs


Pesquisa realizada em junho do ano passado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com outra fundação alemã releva dados sobre o preconceito dos brasileiros em relação aos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. O estudo aponta que 93% dos brasileiros acreditam que existe preconceito contra as travestis. Enquanto isso, 92% acreditam que existe preconceito contra gays e lésbicas e 90% contra bissexuais.

Quando perguntados se são preconceituosos, 29% dos entrevistados admitem o preconceito contra travestis, 28% contra as transexuais, 27% contra as lésbicas e bissexuais e 26% contra gays.

Das 2014 pessoas entrevistadas em 150 municípios, 31% discordam que a homossexualidade é algo natural e espontâneo e 57% acreditam que os homossexuais geralmente são promíscuos nos relacionamentos. Os dados revelam também que apenas 24% dos entrevistados acreditam que homossexuais precisam de direitos jurídicos para diminuir a discriminação.

Essa pesquisa tem a finalidade de mapear o comportamento discriminatório dos brasileiros em relação aos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros para servir como subsídio para a inserção de políticas públicas para diminuir o preconceito e favorecer à afirmação de cada uma dessas identidades sexuais.

Nenhum comentário: