terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Relatório do Congresso Americano divulga dados sobre homofobia em 2008

Juntamente com o Grupo Gay da Bahia e outras organizações LGBT, o Congresso Americano divulgou esta semana dados referentes à homofobia no Brasil e outros países do mundo. Esses números reforçam a importância da aprovação do projeto de lei (CLT 122/2006) que criminaliza a homofobia. O que mais chama a atenção em relação às estatísticas é que menos de 10% dos assassinos são presos e muitos alegam defesa da honra para justificar o assassinato do homossexual.

As tabelas abaixo mostram que ocorreram 186 assassinatos a homossexuais em 2008. Ao todo, foram 122 gays (65,7%), 58 travestis (31,1%) e seis lésbicas (3,2%) mortos em todo o Brasil no ano passado. Ao analisar o crime anti-homossexual por estado, percebe-se que a Bahia aparece em segundo lugar em casos de crimes de homofobia com 23 assassinatos, perdendo apenas para Pernambuco, que apresenta 27 homicídios. O estado de São Paulo se encontra na terceira posição com 17 casos. Esses números colocam o Brasil mais uma vez no primeiro lugar nos casos de homofobia em comparação com outros países. Abaixo do Brasil, estão os Estados Unidos e o México, em segundo e terceiro lugar respectivamente.



Esses dados são obtidos pelos grupos em favor da diversidade LGBT, já que não há estatísticas oficiais sobre crimes de homofobia nas principais agências de pesquisa do país. Então, é fundamental agradecer as entidades LGBT que buscam obter esses dados anualmente. Então, vamos participar do abaixo-assinado online Não Homofobia que visa à aprovação do projeto de lei CLT 122/2006 para diminuir os índices de homofobia no país.

Nenhum comentário: