sexta-feira, 13 de março de 2009

Propaganda de TV faz alusão à homofobia


Um comercial de TV do salgado Doritos (foto acima), divulgado na última semana, faz menção à discriminação por orientação sexual. A peça publicitária destaca quatro amigos dentro de um carro quando, no rádio, começa a tocar YMCA, canção do grupo Village People.Um dos rapazes começa a fazer a coreografia da música. Seus amigos, ao observarem a cena, estranham e o olham com desconfiança. Ao final, o locutor interrompe a música e diz: "Quer dividir algo com os amigos? Divide um Doritos!". Nesse momento, um pacote do salgadinho esconde o rosto do garoto, que dançou ao ritmo da música. Ou seja, o comercial faz alusão de que é melhor dividir, revelar a sexualidade.

Leitores do site A Capa perceberam o preconceito subentendido na mensagem da propaganda e notificaram o site sobre o assunto. Ontem (12/03), a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (ABGLT) enviou um ofício para O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) solicitando que seja retirado o vídeo de circulação nos principais veículos de comunicação. Para saber outras informações sobre o caso, clique aqui.

Nenhum comentário: