terça-feira, 17 de março de 2009

Empresa afirma que não há homofobia na campanha do Doritos

Na última sexta-feira (13/03), a empresa PepsiCo, responsável pelos salgadinhos Doritos e outros produtos da Elma Chips, enviou um comunicado ao site A Capa em relação ao comercial que faz alusão à homofobia. Nesta carta, a PepsiCo deixa claro que não há homofobia na campanha publicitária do Doritos e alega que a empresa defende a diversidade e inclusão. Além disso, afirmou que jamais veiculariam uma mensagem com conteúdo discriminatório.

A agência de propaganda também se declarou a respeito do assunto. A AlmapBBDO, responsável pela produção do vídeo defende que o conceito da campanha é "demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos". Ainda destacou que é inaceitável desrespeitar o público LGBT.
As duas empresas alegaram que os vídeos da atual campanha foram aprovados pelo público no momento da “pesquisa antes da veiculação".

Confira abaixo a carta na íntegra:

COMUNICADO

Campanha Doritos

Um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda, a AlmapBBDO.

Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lançada no dia 08 de Março deste ano, tem como conceito demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos.
A linha de criação foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa está sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunicação completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos.

Utilizando a assinatura "Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.", foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura através de uma divertida campanha que lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa. Os filmes YMCA e Hélio mostram justamente isso, como todos já passamos por situações em que achávamos que estávamos sendo engraçados, mas na verdade estávamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site Doritos, onde é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um.

Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos - o próprio Orkut conta com comunidades como "Eu Já cantei no karaokê", "Eu já fiz dancinha do YMCA", entre outras, comprovando como é mesmo engraçado.

Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site já recebeu, em apenas 1,5 semana mais de 250 fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir seus próprios micos.

Especificamente no caso do YMCA, a dançinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.

Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a PepsiCo.

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