quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dia Trans: Viva 29 de janeiro


Há exatamente cinco anos, a primeira campanha voltada para a cidadania dos transgêneros foi divulgada pelo Programa Nacional de AIDS do Ministério da Saúde. A finalidade desta campanha era sensibilizar os educadores e profissionais da área de saúde, além de motivar travestis e transexuais, resgatando a cidadania e auto-estima. Por este motivo, a data foi instituída como o Dia de Visibilidade Trans. Para começar, entende-se transgêneros como o grupo constituído de indivíduos que possuem identidade de gênero contrária ao sexo biológico. Nesse sentido, incluem-se neste grupo travestis, transexuais, crossdressers, dragqueens, transformistas e outros.

Transgêneros, principalmente travestis e transexuais, sofrem diariamente com o preconceito. Primeiro, porque não são aceitas pela família e pelo mercado de trabalho. Segundo, pela agressão física, verbal e psicológica que sofrem todos os dias por serem transgêneros. Por isso, só resta uma alternativa para a maioria das travestis e transexuais: a prostituição. Desde cedo, elas são inseridas neste caminho devido à discriminação e a falta de oportunidade da sociedade.

Desse modo, o dia 29 de janeiro é muito importante para o segmento, pois mostra a sociedade que os transgêneros existem e, principalmente, merecem respeito, inclusão social e direito à cidadania.

Nenhum comentário: