quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Se joga nas Paradas, bee!!!

Ao longo desse ano, foram realizadas 108 Paradas de Orgulho LGBT em todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABLGT). Somente na Bahia, ocorreu mais de 15 Paradas esse ano, inclusive em Salvador, segundo informações do Grupo Gay da Bahia (GGB). Esse número recorde caracteriza o avanço do movimento homossexual em todo o território nacional. Outro ponto importante é o aumento do número de participantes a cada Parada. Abaixo, confira o resumo das principais Paradas realizadas no Brasil e na Bahia. Clique aqui e veja as imagens dessas Paradas.

A VII Parada do Orgulho Gay de Salvador reuniu cerca de 500 mil pessoas e contou com o desfile de 12 trio-elétricos. O evento teve como tema “Homofobia mata: seu voto vale sua vida” e teve a participação de Luiz Mott, Marcelo Cerqueira, Leo Kret, Darlã Brito (o Mister Bahia Gay 2008) entre outras personalidades.

A I Parada de São Francisco do Conde contou com dois trio-elétricos e teve a apresentação de transformistas locais e muita badalação dos homossexuais. Já a Parada de Lauro de Freitas reuniu cerca de 15 mil pessoas e teve a participação da prefeita da cidade Moema Gramacho, dos representantes do GGB, Grupo Gay de Lauro de Freitas. do Mister Bahia Gay 2008 e de transformistas da região. Enquanto a Parada de Arembepe não contou com o apoio da Prefeitura de Camaçari, a de Mata de São João foi animada e reuniu cerca de 10 mil participantes no evento.

No cenário nacional, destacam-se as Paradas de São Paulo e do Rio de Janeiro, as que atraem maior público às ruas. A 12ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, contou com mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista. Enquanto isso, a 13ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro reuniu aproximadamente 1 milhão de participantes na Avenida Atlântica, em Copacabana.

E prepare-se!!! Em 2009, mais Paradas tomarão as principais cidades do país.
Informações utilizadas no texto
Site oficial da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT)
Site oficial do Grupo Gay da Bahia (GGB)
Grupo Arco-íris de cidadania LGBT

Imagens utilizadas no slide show
Site oficial do Grupo Gay da Bahia
Flickrs
Site E-Jovem
Site Unisex

Nenhum comentário: